A escrita espelho é um desafio comum enfrentado por muitos aprendizes da língua escrita, especialmente em suas fases iniciais. Esse fenômeno ocorre quando as letras ou palavras ficam tipo refletidas em um espelho. Embora seja uma dificuldade passageira para a maioria, pode persistir em alguns casos e exigir intervenção específica. Entender as causas subjacentes e implementar atividades adequadas pode ajudar a superar esse obstáculo de maneira eficaz.

A escrita espelhada costuma surgir entre quatro e sete anos de idade. É nessa fase de vida que se desenvolve a predominância do hemisfério do cérebro, quer dizer se vai ser destra ou canhota. Pode acontecer de ser mais frequente em canhotos. Geralmente aos sete anos de idade essa dificuldade se corrija, caso contrário faça as indicações de intervenções. Estar atentos também porque pode ser um transtorno como dislexia ou outro.

Causas da Escrita Espelho:

Desenvolvimento Motor: Em estágios iniciais da alfabetização, as crianças ainda estão aprimorando suas habilidades motoras finas, o que pode levar a inversões de letras.

Confusão Visual: Algumas letras, como "b" e "d", ou "p" e "q", têm simetria visual e podem ser confundidas por aprendizes em estágio inicial.

Falta de Consciência Espacial: Compreender a orientação correta das letras em relação umas às outras é fundamental para a escrita adequada.

Atividades para Corrigir a Escrita Espelho:

Prática de Formação de Letras:

Utilize técnicas táteis, como escrever em areia ou argila, para ajudar na memorização das formas das letras.

Explore diferentes mídias, como giz, lápis de cera e papel pautado, para variar a experiência de escrita.

Exercícios de Discriminação Visual:

Compare e contraste letras visualmente similares, destacando suas diferenças distintivas.

Peça aos alunos que circulem as letras corretas em uma série de letras misturadas.

Atividades de Consciência Espacial:

Use jogos que enfatizem a orientação espacial, como quebra-cabeças e jogos de encaixe.

Pratique a direção correta da escrita usando linhas de base e direção de setas para indicar onde começar e terminar.

Leitura em Voz Alta:

Leia regularmente para os alunos e peça que acompanhem com os olhos o texto enquanto você lê.

Discuta a direção da escrita e o fluxo da leitura durante as sessões de leitura em voz alta.

Feedback Positivo:

Reconheça o esforço dos alunos e celebre os progressos, independentemente do tamanho.

Forneça feedback específico e construtivo sobre os erros, incentivando a prática e a persistência.

Jogos e Atividades Lúdicas:

Introduza jogos educativos que envolvam reconhecimento de letras e palavras, como quebra-cabeças de palavras cruzadas ou jogo da memória.

Crie atividades divertidas, como caça-palavras ou histórias com palavras embaralhadas, para tornar a prática mais envolvente.

Corrigir a escrita espelho requer paciência, prática constante para desenvolver as habilidades que não foram estimuladas na fase certa como: Atenção, percepção, coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, dentre outras. Ao implementar essas atividades de maneira regular e adaptá-las às necessidades individuais dos alunos, é possível ajudá-los a superar essa dificuldade e fortalecer suas habilidades de escrita ao longo do tempo.

                                                                        Jorgelita Alzira Vilas-Bôas Pedreira

Postar um comentário

0 Comentários