O termo vem do grego “autós” que significa “de si
mesmo”.
Taxa de prevalência epidemiológica
aponta uma variação de 4 a 15 casos para 10 mil pessoas. Aqui no Brasil não
dispõe estatísticos oficiais sobre autismo.
Era considerado um tipo de transtorno
invasivo do desenvolvimento TID. Hoje é considerado transtorno do espectro
autista TEA.
Desordem
no desenvolvimento que se manifesta desde o nascimento de maneira grave e por
toda a vida.
É
quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.
É
encontrado em todo o mundo, raça e nível social.
Informações
Em 1943 o psiquiatra Leo Kanner observou 11 crianças que apresentavam:
Incapacidade de se relaciona com outras pessoas ou situações;
Ausência de movimentos antecipatórios;
Falta de aconchego ao colo;
Alterações na linguagem (ecolalia);
Descontextualização da do uso da
palavra;
Distúrbio na alimentação;
Limitação da atividade espontânea;
Repetição de atividades e movimentos
estereotipados;
Grandes resistências a mudanças.
Só a partir de 1970 e 1980 se deixou
de conceber o autismo como um tipo de psicose (esquizofrenia)
Gauderer classificou como uma desordem
comportamental e emocional que se deve a algum tipo de comprometimento orgânico
cerebral não tendo origem psicogênica.
Mais tarde Wing e Ricks deram suas
contribuições e revelou que características típicas do autismo formavam uma
tríade:
Severo prejuízo social:
Severas dificuldades nas comunicações
tanto verbais como não verbais;
Ausência de atividades imaginativas
(brincar de faz de conta) sendo substituídas por movimentos repetitivos.
Hoje o DSM V estabelece que o diagnóstico para o TEA foram reduzidos de três para dois domínios de sintomas centrais:
1- DÉFICITS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E INTERAÇÃO SOCIAL
2- COMPORTAMENTO, INTERESSES E ATIVIDADES
RESTRITOS E REPETITIVOS.
SINAIS EM BEBÊS:
Grande déficit no comportamento social;
Evita contato visual;
Pouco interesse na voz humana;
Não assume ação antecipatória (como
colocarem seus braços à frente para serem levantados pelos pais).
Não demostram interesse em brincar com
outras crianças;
Não demostram interesse por jogos e
nem atividades em grupos;
Podem ter tendências como cheirar e
lamber objetos ou ainda bater palmas e mover a cabeça e tronco para frente e
para trás.
Podem adquirir sintomas obsessivos
como ideas de contaminação;
Apresentar comportamentos
ritualísticos como repetição de perguntas, etc.
Alguns desenvolvem a linguagem outros
não. Se desenvolverem há alterações quanto à entonação e prosódia.
AUTISMO
CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTOS:
Agressividade: apresenta manifestações auto agressivas como bater a cabeça e fazer birras. É agressivo sem motivos para isso.
Aparentemente apresenta-se insensível aos ferimentos podendo mesmo agredir-se.
ESTEREOTIPIAS
Ás vezes apresenta estereotipias gestos imotivados como balançar das mãos ou então balançar-se. É um bebe que não resmunga desde recém-nascido.
Cheira ou lambe os brinquedos.
Em vez de explorar o meio ambiente e
as novidades, restringe-se na fixação de objetos principalmente os que rodam.
Pode aparecer um choro sem controle ou
dar gargalhadas, sorriso sem causa aparente.
Geralmente não apresentam medo de perigo (altura, ou automóveis, se locomovendo).
AUTISMO
CARACTERÍSTICAS DE LINGUAGEM:
Ate 16 meses não fala uma única
palavras.
Não pronuncias duas palavras ou frases
inteiras até dois anos.
Uso inadequado dos pronomes, estrutura
gramatical imatura, inabilidade para termos abstratos.
Ecolalia.
Referre-se a si mesmo com o nome
próprio, fala de um número restrito de assuntos preferidos.
Alguns não chegam a desenvolver a
linguagem, outros desenvolvem com uso inadequado.
Problema grave na compreensão da
linguagem oral.
AUTISMO
CARACTERÍSTICAS RESPOSTAS AO
AMBIENTE:
Não presta atenção e não responde
quando é chamado pelo nome;
Demostra dificuldades em interpretar o
tom da voz ou as expressões faciais alheias.
AUTISMO
CARACTERÍSTICAS
RELACIONAMENTOS:
Não correspondem as emoções daqueles
que convivem com ele.
Não se interessa por outras pessoas,
dispensam o contato humano.
Dificuldades no desenvolvimento de
outras habilidades sociais principalmente na linguagem verbal e não verbal
(gestos, mimicas).
Incapacidade de desenvolver o contato
olho a olho.
Dificuldades de participar de jogos de
grupos, não se envolve.
Dificuldade de manter contato físico.
AUTISMO
CARACTERÍSTICAS APRENDIZAGEM
E INTELIGÊNCIA:
Incapacidades para pensamentos
abstratos, jogos imaginativos (faz-de-conta) e simbolização.
70% apresentam retardo do leve ao
severo
20% podem apresentar inteligência
normal
10% podem tem uma inteligência acima
da normalidade (autista de auto-funcionamento) porém apresenta uma outra forma
de mente diferentes dos padrões normais.
As tarefas que requerem memória
simples ou habilidade viso-espacial são melhores desenvolvidas.
INVESTIGAÇÃO DE RASTREIO:
Predominantemente clínica.
Não há exame que comprove a existência
da síndrome.
Podem ser usadas escalas diagnósticas
de rastreio para serem encaminhadas ao especialista.
INTERVENÇÃO
Não existe cura conhecida.
Intervenção multidisciplinar
considerando-se os comprometimentos globais e comportamentos.
Quanto mais precoce o início do
tratamento melhor o prognóstico.
Tratamento medicamentoso é acessório e
não obrigatório-minimiza comportamentos/sintomas específicos.
Intervenções comportamentais e
educacionais: envolvendo criança, família e escola, estratégias para promover
aquisição de habilidades.
Terapia ocupacional.
Terapia fonoaudiológica.
Equoterapia (é um método terapêutico que utiliza o
cavalo dentro de uma abordagem
interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o
desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades
especiais.
Fonoaudiologia método Padovan.
Dieta sem glúten e caseína..
Método ABA.
Método Teacch.
Terapia do abraço.
Musicoterapia.
Material para trabalhar com autistas e
outras sugestões de intervenções, acesse E-mail.
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