Conheça o mundo Autista

 


 

O termo vem do grego “autós” que significa “de si mesmo”.

Taxa de prevalência epidemiológica aponta uma variação de 4 a 15 casos para 10 mil pessoas. Aqui no Brasil não dispõe estatísticos oficiais sobre autismo.

Era considerado um tipo de transtorno invasivo do desenvolvimento TID. Hoje é considerado transtorno do espectro autista TEA.

Desordem no desenvolvimento que se manifesta desde o nascimento de maneira grave e por toda a vida.

É quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

É encontrado em todo o mundo, raça e nível social.

Informações

Em 1943 o psiquiatra Leo Kanner observou 11 crianças que apresentavam:

Incapacidade de se relaciona com outras pessoas ou situações;

Ausência de movimentos antecipatórios;

Falta de aconchego ao colo;

Alterações na linguagem (ecolalia);

Descontextualização da do uso da palavra;

Distúrbio na alimentação;

Limitação da atividade espontânea;

Repetição de atividades e movimentos estereotipados;

Grandes resistências a mudanças.

 

Só a partir de 1970 e 1980 se deixou de conceber o autismo como um tipo de psicose (esquizofrenia)

Gauderer classificou como uma desordem comportamental e emocional que se deve a algum tipo de comprometimento orgânico cerebral não tendo origem psicogênica.

Mais tarde Wing e Ricks deram suas contribuições e revelou que características típicas do autismo formavam uma tríade:

Severo prejuízo social:

Severas dificuldades nas comunicações tanto verbais como não verbais;

Ausência de atividades imaginativas (brincar de faz de conta) sendo substituídas por movimentos repetitivos.

Hoje o DSM V estabelece que o diagnóstico para o TEA foram reduzidos de três para dois domínios de sintomas centrais:

1- DÉFICITS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E INTERAÇÃO SOCIAL

2- COMPORTAMENTO, INTERESSES E ATIVIDADES RESTRITOS E REPETITIVOS.



SINAIS EM BEBÊS:

Grande déficit no comportamento social;

Evita contato visual;

Pouco interesse na voz humana;

Não assume ação antecipatória (como colocarem seus braços à frente para serem levantados pelos pais).


SINAIS EM CRIANÇAS

Não demostram interesse em brincar com outras crianças;

Não demostram interesse por jogos e nem atividades em grupos;

Podem ter tendências como cheirar e lamber objetos ou ainda bater palmas e mover a cabeça e tronco para frente e para trás.



SINAIS EM ADOLESCENTES

Podem adquirir sintomas obsessivos como ideas de contaminação;

Apresentar comportamentos ritualísticos como repetição de perguntas, etc.

Alguns desenvolvem a linguagem outros não. Se desenvolverem há alterações quanto à entonação e prosódia.

AUTISMO

CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTOS:

 Agressividade: apresenta manifestações auto agressivas como bater a cabeça e fazer birras. É agressivo sem motivos para isso.

Aparentemente apresenta-se insensível aos ferimentos podendo mesmo agredir-se.

ESTEREOTIPIAS

Ás vezes apresenta estereotipias gestos imotivados como balançar das mãos ou então balançar-se. É um bebe que não resmunga desde recém-nascido.

Cheira ou lambe os brinquedos.

Em vez de explorar o meio ambiente e as novidades, restringe-se na fixação de objetos principalmente os que rodam.

Pode aparecer um choro sem controle ou dar gargalhadas, sorriso sem causa aparente.

Geralmente não apresentam medo de perigo (altura, ou automóveis, se locomovendo). 

AUTISMO

CARACTERÍSTICAS DE LINGUAGEM:

Ate 16 meses não fala uma única palavras.

Não pronuncias duas palavras ou frases inteiras até dois anos.

Uso inadequado dos pronomes, estrutura gramatical imatura, inabilidade para termos abstratos.

Ecolalia.

Referre-se a si mesmo com o nome próprio, fala de um número restrito de assuntos preferidos.

Alguns não chegam a desenvolver a linguagem, outros desenvolvem com uso inadequado.

Problema grave na compreensão da linguagem oral.

 

AUTISMO

CARACTERÍSTICAS RESPOSTAS AO AMBIENTE:

 

Não presta atenção e não responde quando é chamado pelo nome;

Demostra dificuldades em interpretar o tom da voz ou as expressões faciais alheias.


AUTISMO

CARACTERÍSTICAS RELACIONAMENTOS:

Não correspondem as emoções daqueles que convivem com ele.

Não se interessa por outras pessoas, dispensam o contato humano.

Dificuldades no desenvolvimento de outras habilidades sociais principalmente na linguagem verbal e não verbal (gestos, mimicas).

Incapacidade de desenvolver o contato olho a olho.

Dificuldades de participar de jogos de grupos, não se envolve.

Dificuldade de manter contato físico. 

 

AUTISMO

CARACTERÍSTICAS APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIA:

Incapacidades para pensamentos abstratos, jogos imaginativos (faz-de-conta) e simbolização.

70% apresentam retardo do leve ao severo

20% podem apresentar inteligência normal

10% podem tem uma inteligência acima da normalidade (autista de auto-funcionamento) porém apresenta uma outra forma de mente diferentes dos padrões normais.

As tarefas que requerem memória simples ou habilidade viso-espacial são melhores desenvolvidas.

 

INVESTIGAÇÃO DE RASTREIO:

Predominantemente clínica.

Não há exame que comprove a existência da síndrome.

Podem ser usadas escalas diagnósticas de rastreio para serem encaminhadas ao especialista.

 

INTERVENÇÃO

Não existe cura conhecida.

Intervenção multidisciplinar considerando-se os comprometimentos globais e comportamentos.

Quanto mais precoce o início do tratamento melhor o prognóstico.

Tratamento medicamentoso é acessório e não obrigatório-minimiza comportamentos/sintomas específicos.

Intervenções comportamentais e educacionais: envolvendo criança, família e escola, estratégias para promover aquisição de habilidades.

Terapia ocupacional.

Terapia fonoaudiológica.

Equoterapia (é  um método terapêutico que utiliza o cavalo  dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Fonoaudiologia método Padovan.

Dieta sem glúten e caseína..

Método ABA.

Método Teacch.

Terapia do abraço.

Musicoterapia.

 

Material para trabalhar com autistas e outras sugestões de intervenções, acesse E-mail.





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