TRABALHO INFANTIL MITOS E VERDADES (com libras, legenda e audiodescrição)

 Combate  ao Trabalho Infantil


No ano de 2020 tive o privilégio de participar da capacitação para ser multiplicadora  no combate ao trabalho infantil nas escolas e na sociedade ofertado pelo MPT.

Através do meu blog, lives e outros instrumentos de comunicação estarei explanando sobe esse tema do trabalho infantil e repassando as informações do MPT, órgão  que é responsável pela causa.  Cada um de nós devemos fazer a nossa parte, para que de fato cheque as informações ao alcance de todos e os resultados sejam positivos nessa luta contra as desigualdades de modo geral e o trabalho infantil. 

Para que você fique por dentro vou estar  publicando por etapas para que você entenda de forma clara e  se interesse pelo trabalho de erradicar o combate ao trabalho infantil.

  • O que é o trabalho infantil
  • Mitos e verdades
  • Por que a criança não deve trabalhar
  • Principais formas de trabalho infantil
  • O sistema de garantias de direitos
  • Casos da vida real 

Segundo MPT (ministério público do trabalho):

“Atualmente, são pelo menos 2,7 milhões de meninos e meninas, de 5 a 17 anos, trabalhando irregularmente no Brasil. Isso é equivalente a 35 estádios do Maracanã lotados.As consequências do trabalho infantil prejudicam a saúde física e emocional de crianças e adolescentes e também geram atraso no país. São milhares de pessoas privadas de educação plena, de crescimento saudável e de uma vida profissional promissora.”


Você vai conhecer a história de Lucas, uma criança que trabalha em uma feira para ajudar o pai, até se deparar com Larissa, personagem que questiona o peso das sacolas que o menino carrega e as consequências do trabalho precoce na vida dele. A animação foi adaptada da série MPT em Quadrinhos, do Ministério Público do Trabalho e, desvenda uma série de mitos, tais como “trabalhar cedo para ajudar em casa, não prejudica criança alguma”. Será mesmo?

Considerando que muitas delas são exploradas e até forçadas ao trabalho infantil é importante esclarecer que a exposição a riscos físicos e psicológicos pode sim prejudicar o desenvolvimento e o futuro das crianças.
COMPARTILHE!

Fonte do Vídeo: MPT

Postar um comentário

0 Comentários