Transtorno de Conduta

 


Transtornos diagnosticado
  na infância e adolescência

transtorno disruptivo/externalizante:

Transtorno de conduta

Segundo o DSM V o Transtorno desafiador/opositor é classificado como transtorno de conduta quando há presença de atos antissociais e agressivos mais graves. Padrões repetitivos de comportamentos no qual são violados direitos individuais dos outros, ou, normas ou regras sociais importantes próprias da idade. Agressão contra animais e pessoas, destruição de patrimônios, de fraudação e furtos, violação de regras, causando funcionamento social, acadêmico ou ocupacional comprometidos.

Investigação de rastreio

  • Anamnese
  • Dificuldades de atenção, de concentração e tolerância ao estresse.
  • Dificuldades de controle de impulsos.
  • Baixo sentimentos de piedade e compaixão.
  • Ausência de remorsos (verdadeiro).
  • Conhece as normas, mas não as cumpre ou as segue.
  • Critérios do DSM V



Intervenção

  • Tratamento medicamentoso para controle dos impulsos  (estabilizador do humor).
  • Psicoterapia individual visando controle de conduta.
  • Psicoterapia familiar, visando homogeneização e organização do ambiente.
  • Acompanhamento psicopedagógico para organização do ambiente escolar.

Dicas para o Transtornos opositor desafiador e Transtorno de conduta:

  • Conhecer o transtorno.
  • Abordagem multidisciplinar.
  • Pais mesmo separados devem falar a mesma língua.
  • Ao dar ordem seja claro e objetivo(evitar prolongar conversa) e assumir a postura de quem realmente manda.Casa organizada.
  • Afetividade.
  • Exemplos dos pais.
  • Castigos e punições pouco funciona e sem eficácia. Elogiar o que faz bem, ressaltar sempre os acertos. Evitar os erros.
  • Conversar e conhecer as preferencias, gostos junto com a criança. Eleva a afetividade.
  • Rotina.
  • Pais devem ser parceiros e não gerentes educacionais.

Sinais em risco em pré-escolares

  • Crianças muito reativas a qualquer intervenção de terceiros;
  • Dificuldade de se acalmar (temperamento explosivo);
  • Presença do TDAH combinado;
  • Tendência à transgressão (infringir, violar);
  • Ambientes familiares com sucessão de cuidadores ou com praticas inconscientes e negligentes;
  • Dificuldades de aprendizagem/comunicação.

Como identificar na escola

  • Frequentemente perde o controle tem temperamento explosivo;
  • Argumenta muito com os adultos;
  • Frequentemente desafia ou se recusa a concordar com regras ou afirmações de adultos;
  • Deliberadamente ofende ou irrita as pessoas;
  • Frequentemente responsabiliza  outras pessoas pelos seus erros ou comportamento inadequado;
  • Muito sensível e frequentemente se irrita ou fica emburrado com as pessoas;
  • Irrita-se muito e se ressente facilmente;
  • Vingativo ou nutri maior rancor ao reagir ao que não concorda;
  • Usa muitas palavras obscenas.

Como conversar e abordar crianças com TOD?

  • Uma boa explicação dá para criança uma chance de aprender sobre as consequências de seu comportamento em você mesma e nos outros e porque ela deve modifica-los.
  • Permitir uma clara explicação dos tipos de consequências de suas atitudes e o trabalho que da para resolvê-los.
  • Permitir uma breve reflexão, uma clara avaliação de como substituir uma atitude opositora por uma mais adequada e que leve a menos problema.
  • Que contenha pensamentos diferentes os quais sejam mais construtivos e que levem a criança a buscar situações menos estressantes.
  • Faça-o com o rosto de firmeza, com tom de voz decidido e sério, mas sem ser agressiva ou humilhada a criança a fim de passar a impressão de que você esta ordenando sem ser autoritário.
  • Evitar ordens à distância, na forma de perguntas ou com palavras vagas, pois se não a criança ignorará. Use olho-no-olho e seja o gerente da situação.
  • Não ordene com muita antecedência já que costumeiramente ela pode esquecer ou não vai valorizar a urgência do pedido.
  • Não explique muito: seja objetivo e direto.
  • Não recue e nem mude suas ordens no meio do caminho: a pior coisa que pode acontecer na relação com o opositor são as divergências ou indecisões.
  • Dê o exemplo, se você é desleixado e desorganizado, como poderá exigir isso de seu filho?

Mais informações clic no E-mail abaixo:

                                                                     

Postar um comentário

0 Comentários