transtorno disruptivo/externalizante:
Transtorno de conduta
Segundo o DSM V o Transtorno desafiador/opositor é classificado como transtorno de conduta quando há presença de atos antissociais e agressivos mais graves. Padrões repetitivos de comportamentos no qual são violados direitos individuais dos outros, ou, normas ou regras sociais importantes próprias da idade. Agressão contra animais e pessoas, destruição de patrimônios, de fraudação e furtos, violação de regras, causando funcionamento social, acadêmico ou ocupacional comprometidos.
Investigação
de rastreio
- Anamnese
- Dificuldades de atenção, de concentração e tolerância ao estresse.
- Dificuldades de controle de impulsos.
- Baixo sentimentos de piedade e compaixão.
- Ausência de remorsos (verdadeiro).
- Conhece as normas, mas não as cumpre ou as segue.
- Critérios do DSM V
Intervenção
- Tratamento medicamentoso para controle dos impulsos (estabilizador do humor).
- Psicoterapia individual visando controle de conduta.
- Psicoterapia familiar, visando homogeneização e organização do ambiente.
- Acompanhamento psicopedagógico para organização do ambiente escolar.
Dicas
para o Transtornos opositor desafiador e Transtorno de conduta:
- Conhecer o transtorno.
- Abordagem multidisciplinar.
- Pais mesmo separados devem falar a mesma língua.
- Ao dar ordem seja claro e objetivo(evitar prolongar conversa) e assumir a postura de quem realmente manda.Casa organizada.
- Afetividade.
- Exemplos dos pais.
- Castigos e punições pouco funciona e sem eficácia. Elogiar o que faz bem, ressaltar sempre os acertos. Evitar os erros.
- Conversar e conhecer as preferencias, gostos junto com a criança. Eleva a afetividade.
- Rotina.
- Pais devem ser parceiros e não gerentes educacionais.
Sinais em risco em pré-escolares
- Crianças muito reativas a qualquer intervenção de terceiros;
- Dificuldade de se acalmar (temperamento explosivo);
- Presença do TDAH combinado;
- Tendência à transgressão (infringir, violar);
- Ambientes familiares com sucessão de cuidadores ou com praticas inconscientes e negligentes;
- Dificuldades de aprendizagem/comunicação.
Como
identificar na escola
- Frequentemente perde o controle tem temperamento explosivo;
- Argumenta muito com os adultos;
- Frequentemente desafia ou se recusa a concordar com regras ou afirmações de adultos;
- Deliberadamente ofende ou irrita as pessoas;
- Frequentemente responsabiliza outras pessoas pelos seus erros ou comportamento inadequado;
- Muito sensível e frequentemente se irrita ou fica emburrado com as pessoas;
- Irrita-se muito e se ressente facilmente;
- Vingativo ou nutri maior rancor ao reagir ao que não concorda;
- Usa muitas palavras obscenas.
Como conversar e abordar crianças com TOD?
- Uma boa explicação dá para criança uma chance de aprender sobre as consequências de seu comportamento em você mesma e nos outros e porque ela deve modifica-los.
- Permitir uma clara explicação dos tipos de consequências de suas atitudes e o trabalho que da para resolvê-los.
- Permitir uma breve reflexão, uma clara avaliação de como substituir uma atitude opositora por uma mais adequada e que leve a menos problema.
- Que contenha pensamentos diferentes os quais sejam mais construtivos e que levem a criança a buscar situações menos estressantes.
- Faça-o com o rosto de firmeza, com tom de voz decidido e sério, mas sem ser agressiva ou humilhada a criança a fim de passar a impressão de que você esta ordenando sem ser autoritário.
- Evitar ordens à distância, na forma de perguntas ou com palavras vagas, pois se não a criança ignorará. Use olho-no-olho e seja o gerente da situação.
- Não ordene com muita antecedência já que costumeiramente ela pode esquecer ou não vai valorizar a urgência do pedido.
- Não explique muito: seja objetivo e direto.
- Não recue e nem mude suas ordens no meio do caminho: a pior coisa que pode acontecer na relação com o opositor são as divergências ou indecisões.
- Dê o exemplo, se você é desleixado e desorganizado, como poderá exigir isso de seu filho?
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