DPAC: Distúrbio do processamento auditivo central.

 

Processamento auditivo se refere aos processos envolvidos na detecção, na análise e na interpretação de eventos sonoros. Estes processos acontecem no sistema auditivo periférico e no sistema auditivo.

É a dificuldade que o sistema auditivo tem em separar uma mensagem com sentido, de essencial fundo sonoro e entregar essa informação com clareza aos centros intelectuais do cérebro.

Estima-se que 10% das crianças em idade escolar apresentem DPAC. Desse total, 1% tem dislexia. Na evolução, quem ouve mal, fala, lê e escreve mal. Por isso a comorbidade entre dois distúrbios.

Vamos entender o problema? O que é o DPAC? Pessoas com distúrbio de processamento auditivo escutam os sons, mas tem dificuldades de entendê-los, armazená-los e localizá-los. O DPAC é uma falha do sistema nervoso central. As informações são ouvidas normalmente, porém há uma deficiência neurológica  que prejudica a compreensão das informações.

Preste atenção nas características:

Dificuldade de ouvir com ruído, uma conversa no meio da rua exige muito esforço porque tem muito barulho ao redor  então para ele se concentrar já dificulta;

Não consegue localizar de onde vem o som; problemas em seguir instruções;

Tem também dificuldade de entender ritmo, ênfase e entonação;

Grande esforço para se manter concentrado;

Problemas de leitura, escrita e linguagem (dificuldade de contar uma história, por exemplo).

As pessoas com DPAC apresenta dificuldade em manter atenção aos sons, dificuldade em escutar em ambientes ruidosos, dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita, dificuldade de compreender o que ler, necessidade de ser chamada várias vezes (parece não escutar), baixo desempenho para escrever, interpretar textos e compreender o enunciado de problemas.

Não entende o que foi dito, solicita com frequência a repetição das informações (o que? pode repetir?), dificuldade em entender as expressões com duplo sentido, piadas ou ideias abstratas, dificuldade de dar um recado ou contar uma história, problema de memória para nomes, datas, números, etc.

Causas:

Genética: um grande número de casos é hereditário, pais e filhos apresentam características semelhantes;

Otite frequente durante os três primeiros anos de vida; processos alérgicos respiratórios tais como: sinusite, rinite e até mesmo refluxo estão comumente associados.

Diagnóstico Multidisciplinar

  • o neuropediatra faz uma investigação neurológica;
  • a psicóloga faz avaliação mental,;
  • o psicopedagogo avaliação cognitiva e avaliação pedagógica;
  • fonoaudiólogo faz todos os testes de audição e do processamento auditivo.

É importante ressaltar que o diagnóstico é muito confundido com TDAH e dislexia ,o tratamento nesse caso é diferente.

Como é feito o exame? Pelo fonoaudiólogo dentro de uma cabine acústica com fones de ouvido, um audiômetro de dois canais e um CD player, estímulos verbais e não verbais são apresentados ao paciente, e esse tem que ouvir e produzir oralmente ou apontar uma figura ou palavra escrita para produzir a resposta sensorial envolvida.

Reabilitação é feita com o uso do audiômetro que permite apresentações de fala e tons puro por fone de ouvido. Quando acoplado a um aparelho de CD, ele reproduz estímulos diferentes em cada orelha, a escuta dicótica. Este procedimento é feito em uma cabine acústica ou sala silenciosa.

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