Transtorno do humor: Depressão, Distimia e Transtorno bipolar.



                                       


Vamos começar falando um pouco da Depressão que é um dos tipos de transtorno de humor.

É importante saber que a depressão na criança e no adolescente é semelhante à depressão no adulto.

Na fase pré-verbal deve-se atentar para:

Manifestações de inquietação, retraimento, choro frequente, recusa alimentar, alterações do sono, apatia, piora da resposta aos estímulos visuais e auditivos.

Crianças pré-escolares em média 0,9% com frequência apresentam:

Sintomas somáticos;

Prejuízo no desenvolvimento estrutural;

Fáceis tristonhas;

Irritabilidade;

Alterações do sono;

 Auto e heteroagressividade.

Em fase escolar 1,9 %:

Lentificação, distorções cognitivas de cunho auto- depreciativo, pensamentos de morte ou suicidas, queda acadêmica, irritabilidade, sintomas ansiosos, transtorno de conduta.

A depressão na adolescência é semelhante ao adulto, mas é frequente comorbidade com uso de psicotrópicos e outras drogas.

Para avaliar a depressão usaremos como rastreio: Anamnese, observações, antecedentes familiares, fatores biológicos, antecedente pessoais, condições médicas associadas, nível de comprometimento funcional na vida diária, inventário de depressão, inventário de habilidades sociais, CGAS, critérios do diagnóstico para depressão DSM-5.

Para intervenção da depressão devemos fazer:

Terapia medicamentosa, psicoterapia com treino de habilidades sociais e interpessoais.


Vamos aprender agora sobre a Distimia. Vejamos as características:

Mal-humorado;  

Temperamento inclinado à melancolia;

Tristeza patológica;

Depressão crônica não episódica e de sintomatologia menos intensa que nas formas maiores.

Rastreamento: Anamnese, antecedentes familiares, fatores biológicos, antecedentes pessoais, condições médicas associadas, nível de comprometimento funcional na vida diária, inventário de depressão, inventário de habilidades sociais, CGAS, critério do diagnóstico para depressão do DSM-5.

As intervenções são: psicoterapia cognitiva comportamental, intervenção medicamentosa, treino de habilidades sociais ou interpessoais, orientação familiar.



O transtorno de humor bipolar em criança a apresentação clássica é a mania, a depressão é rara em criança. Os sintomas maníacos são mais comuns, acompanhado de instabilidade emocional. Nos menores os sintomas clássicos são protestos e gritos de desespero, nos mais jovens os sintomas são mau humor em resposta a situações, que passam a se associar a baixa autoestima, impulsividade e distorção temporal.

Na maioria das vezes são crianças e adolescentes que se mostram emocionalmente lábeis, respondendo com agressividade, mostram-se apreensivo por pouca coisa e não lidam bem com as contrariedades, pode mostrar muita dificuldade em dormir, chegando a passar mesmo alguns dias como que parecendo que não precisa.

Devido à expansividade psíquica, parece não reconhecer limites físicos, morais ou sociais. Apresentam oscilação constante de humor e intenso déficit acadêmico, chegando a confundir com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Para avaliar o transtorno de humor bipolar usaremos de rastreio:

Critério diagnóstico DSM-5, observação, anamnese detalhada, diagnóstico diferencial com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Para intervenção com pessoas bipolar:

Nos episódios maníacos deve ser predominantemente medicamentosa para estabilizar o humor e em casos graves antipsicóticos. Psicoterapia e outros tipos de terapia não produzem resultados efetivos sem tratamento medicamentoso. A dificuldade diagnóstica leva algumas intervenções inadequadas para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Devemos estar atentos para não confundir.

Diante de tantos transtornos existentes o psicopedagogo deve estar em formação continuada, ter conhecimento dos mesmos para saber conduzir o seu cliente em suas dificuldades do transtorno e da aprendizagem.


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