Síndromes e transtornos específicos: IRLEN

 


                                                             IRLEN

Na medida em que vocês conhecem o blog percebem que sempre estou relatando sobre transtornos ou síndromes. Volto a salientar a importância do conhecimento sobre esses transtornos para dessa maneira saber selecionar as intervenções e como conduzi-la de acordo a necessidade de cada cliente.

 A síndrome de Irlen é uma alteração visuopercpetual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações do córtex visual e déficits na leitura. A síndrome tem caráter hereditário e se manifesta sob maior demanda de atenção visual.

Causa distorções visuais que interferem no processamento de letras, números e símbolos. Cansam facilmente durante a leitura e têm dificuldades de compreensão.  Acontece uma sensação de que as letras pulam, treme,vibram, confluem ou desaparecem no papel. Muitos se queixam além da dificuldade para ler de insegurança ao dirigir e ao praticar esportes. A doença é hereditária embora pais e filhos possam apresentar distorção visual de intensidades diferentes

Os sintomas mais comuns são intolerância à luz, dificuldade para manter o foco, alteração na percepção de profundidade, dores de cabeça, irritação nos olhos. Muitas pessoas não têm consciência do problema porque os sintomas aparecem depois de 10 minutos de leitura o que os leva a pensar que as distorções são naturais, resultado da concentração.

Síndrome de sensibilidade Escotópica também chamada de síndrome de irlen. Vale ressaltar que temos que ter o maior cuidado porque além das distorções visuais causa mal-estar físico, sonolência, enxaqueca, tontura, dor no estômago, problemas comportamentais como desatenção e hiperatividade. Com isso nós vamos ter problema de aprendizagem com ênfase na dificuldade de leitura com baixa compreensão então nós temos que indicar uma avaliação.

Para essa avaliação devemos procurar o oftalmologista, deve ser realizada por uma avaliação chamada de Screeneres, diagnosticians. Nessa avaliação devem conferir acuidade visual e a função visual e quando nessa avaliação indica ter essa síndrome devemos trabalhar com o método Irlen que propicia qualidade de vida fazendo uso de filtro espectrais, que são Overlays (transferências) e lente especialmente colorida.




Nesse efeito desfocado nós podemos ter o efeito serrilhado que seria as letras se misturando em forma de retas de setas, o efeito desbotado com letras praticamente não legíveis, o efeito redemoinho, vendo as letras como se tivesse em 3D, então são várias distorções onde às vezes também ela balança.



O exame é simples, não invasivo e multo útil para minimizar o esforço de leitura nos problemas de aprendizagem, noção espacial, coordenação visomotora, dentre outros elementos essenciais para o desenvolvimento típico.

 Espero ter contribuído com essas informações e que fique segura ao levantar hipótese sobre o seu cliente e que saiba encaminhar ao profissional com fundamentação. Quando fiz a capacitação em 2014 esse tipo de exame para saber se a pessoa tem o transtorno de Irlen era realizado somente em Belo Horizonte em Minas Gerais. Como já se passaram muitos anos possa ser que já faça em outas capitais.  Se gostou deixe seu comentário.

Postar um comentário

0 Comentários