Borderline (automutilação, fiquem atentos)

 

                                        

Borderline é um transtorno de personalidade e tem como característica um padrão de instabilidade e hipersensibilidade em  relacionamento interpessoais, instabilidade em autoimagem, mudanças extremas de humor e impulsividade. Normalmente tem início na adolescência e pode apresentar-se com dificuldades acadêmicas, social e autocuidados, podendo evoluir para tentativas de suicídio e automutilação.
Como podemos fazer o diagnóstico:
  • Na investigação de rastreio verificar o histórico familiar, traumas de infância, problemas de violência sexual e negligência.
  • Critérios do DSM 5
  • Investigação psiquiátrica
Devemos ficar atentos na investigação de rastreio para alguns sintomas que essa pessoa possa apresentar como variação de humor, raiva, depressão, hostilidade, tristeza pânico, terror, vazio, solidão. Apresenta relações interpessoais intensas e caótica geralmente por medo de abandono.
No que se refere ao comportamento pode apresenta agressividade, bastante impulsividade, violência verbal e física a terceiros, automutilação, comportamento suicida abuso de drogas e promiscuidade. Explosão verbal e comportamento imprudente.
 
Intervenção:
  • medicamentos para regular o emocional
  • psicoterapia
  • psicopedagogia para problemas acadêmicos.
Pais, professores ou responsáveis fiquem atentos a essas características e caso se enquadrem em alguém da família encaminha para atendimento com neurologista ou psiquiatra. Lembrando que geralmente os jovens que já estão se mutilando usam roupas compridas. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido serão os resultados.

                                                                      Jorgelita Alzira

Postar um comentário

0 Comentários