Um
transtorno neurobiológico, tendo como sintoma atividade motora excessiva, déficit de atenção e impulsividade.
Dividimos
em 3 grupos:
- 1 Só Transtorno Déficit de Atenção
- 2 Hiperatividade/impulsividade
- 3 Misto (TDAH)) todos juntos.
Início antes de 12 anos DSM 5
Pode ter comorbidade com TOD e TC.
(tendência
a uso do drogas)
Causas:
- Hereditariedade
- Problema na gravidez e parto
- Exposição a certa substâncias (chumbo)
- Problemas familiares.
Critérios
DSM 5 e devem ser investigados em dois
ambientes e ter seis meses de ocorrência.
ANAMNESE
NEUROPEDIATRA
PSIQUIATRA
Rastreamento
do DSM 5:
Caso
o Psicopedagogo esteja levantando hipótese de um TDAH pode realizar este
rastreamento com os pais e a escola (professor) para descartar a suspeita ou encaminhar
com fundamentação para o especialista neuropediatra ou psiquiatra, juntamente
com outros materiais da avaliação psicopedagógica.
Nem
pouco, um pouco, bastante, demais).
1-
não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos
trabalhos da escola ou tarefas.
2-
tem dificuldades em manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer.
3-
parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele.
4-
não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou
obrigações.
5-
tem dificuldades para organizar tarefas e atividades.
6-
evita, não gosta ou se envolve contra vontade em tarefas que exigem esforço
mental prologado.
7-
perde coisas necessárias para atividades (p. ex. brinquedos, deveres da escola,
lápis, livros).
8-
distrai-se com estímulos externos
9-
é esquecido em atividades do dia-a-dia.
10-
mexe com as mãos ou os pés ou se mexe na cadeira.
11-
sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique
sentado.
12-
corre de um lado para o outro ou sobe demais nas coisas em situações em que é
inapropriado.
13-
tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma
calma.
14-
não pára ou frequentemente está a “mil por hora”.
15-
fala em excesso.
16-
responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas.
17-
tem dificuldade de esperar sua vez.
18-
interrompem os outros ou se intromete (p.ex. nas conversas/jogos).
Como identificar as respostas?
De
1 a 9 se sinalizar 6 deve encaminhar.
Perceba
que de 1 a 9 são para avaliar o déficit de atenção
De
10 a 18 sinalizar 6 deve encaminhar também.
Para
avaliar a hiperatividade e impulsividade.
Mudanças no critério para adultos:
De
9 itens se sinalizar 5 encaminhar.
Importante
descartar problemas de audição.
MEDICAMENTO
Muitos
pediatras são contras o uso do medicamento atrasando assim o tratamentos
adequado e permitindo prejuízo sócio educacional para criança e para a família.
Somente o especialista vai dizer se deve ou não usar o medicamento. Lembrando
que crianças ou adultos com problema de coração não pode fazer uso de
medicamento.
Para
saber mais sobre intervenções, guias para os pais, professores e a Lei de
inclusão acesse o meu E-mail.
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