Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

 

Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade

Um transtorno neurobiológico, tendo como sintoma atividade motora excessiva,   déficit de atenção e impulsividade.

Dividimos em 3 grupos:

  • 1 Só Transtorno Déficit de Atenção
  • 2 Hiperatividade/impulsividade
  • 3 Misto (TDAH)) todos juntos.

Início antes de 12 anos DSM 5

Pode ter comorbidade com TOD e TC.

(tendência a uso do drogas)

Causas:

  • Hereditariedade
  • Problema na gravidez e parto
  • Exposição a certa substâncias (chumbo)
  • Problemas familiares.

 RASTREAMENTO

Critérios DSM 5  e devem ser investigados em dois ambientes e ter seis meses de ocorrência.

ANAMNESE

NEUROPEDIATRA

PSIQUIATRA

Rastreamento do DSM 5:

Caso o Psicopedagogo esteja levantando hipótese de um TDAH pode realizar este rastreamento com os pais e a escola (professor) para descartar a suspeita ou encaminhar com fundamentação para o especialista neuropediatra ou psiquiatra, juntamente com outros materiais da avaliação psicopedagógica.

 Para cada item escolha a coluna que melhor descreve a criança (marque com um x):

Nem pouco, um pouco, bastante, demais).

1- não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas.

2- tem dificuldades em manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer.

3- parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele.

4- não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações.

5- tem dificuldades para organizar tarefas e atividades.

6- evita, não gosta ou se envolve contra vontade em tarefas que exigem esforço mental prologado.

7- perde coisas necessárias para atividades (p. ex. brinquedos, deveres da escola, lápis, livros).

8- distrai-se com estímulos externos

9- é esquecido em atividades do dia-a-dia.

10- mexe com as mãos ou os pés ou se mexe na cadeira.

11- sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado.

12- corre de um lado para o outro ou sobe demais nas coisas em situações em que é inapropriado.

13- tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma.

14- não pára ou frequentemente está a “mil por hora”.

15- fala em excesso.

16- responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas.

17- tem dificuldade de esperar sua vez.

18- interrompem os outros ou se intromete (p.ex. nas conversas/jogos).

Como identificar as respostas?

De 1 a 9 se sinalizar 6 deve encaminhar.

Perceba que de 1 a 9 são para avaliar o déficit de atenção

De 10 a 18 sinalizar 6 deve encaminhar também.

Para avaliar a hiperatividade e impulsividade.

OBS; Ao encaminhar para o especialista com sua suspeita, acrescente os questionários respondido pelo professor e pelos pais. 

Mudanças no critério para adultos:

De 9 itens se sinalizar 5 encaminhar.

Importante descartar problemas de audição.

MEDICAMENTO

Muitos pediatras são contras o uso do medicamento atrasando assim o tratamentos adequado e permitindo prejuízo sócio educacional para criança e para a família. Somente o especialista vai dizer se deve ou não usar o medicamento. Lembrando que crianças ou adultos com problema de coração não pode fazer uso de medicamento.

 

Para saber mais sobre intervenções, guias para os pais, professores e a Lei de inclusão acesse o meu E-mail.

                                                          

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