DEFICIÊNCIA INTELECTUAL(
retardo mental)
Como foi a publicação que
teve mais visualização no meu blog, resolvi colocar mais informações sobre o
tema.
Pra
não esquecer: A deficiência intelectual não é uma doença
ou transtorno psiquiátrico, e sim, o prejuízo das funções cognitivas causadas
por fatores que prejudicam o desenvolvimento do cérebro e acomete o indivíduo
em grau leve, moderado, grave e profundo..
As principais
características da deficiência intelectual são:
- Área motora: dificuldades com a motricidade fina e coordenação global;
- Área cognitiva: aprendizagem de conceitos abstratos, em focar a atenção, na memorização, na resolução de problemas, na generalização e no ritmo de trabalho que é lento;
- Área da comunicação: dificuldades na linguagem expressiva;
- Área sócioeducacional: discrepância entre a idade mental e cronológica.
Para
trabalhar com alunos com deficiência intelectual devemos focar o nosso trabalho
em:
Focar a nossa atenção dando
prioridade a poucos objetivos de cada vez;
Sempre partir de contextos
reais;
Criar situações de
aprendizagens produtivas e significativas onde os alunos podem transferir a
aprendizagem da escola para o contexto familiar e o cotidiano (se trabalhar o
sistema monetário incentivar a família a aplicar o uso em compras simples
supervisionadas pela família);
Dividir as tarefas em partes
pequenas e ir aumentado as dificuldades gradativamente sempre que o aluno já
tiver vencido a etapa anterior;
Motivar e elogiar sempre
todos os esforços do aluno pois isto aumenta a autoestima e leva o aluno a ter
um autoconceito positivo;
Se preocupar com um
currículo funcional e não só com os conteúdos acadêmicos. Este currículo deve
dar ênfase a independência e qualidade de vida;
Ensinar o aluno a escrever
seu nome, saber ler seu endereço e número de telefone, identificar sinais de
trânsito, pontos de ônibus, fazer compras, dar e receber troco, compreender o
valor do sistema monetário, a utilizar transporte público e se comunicar e se
fazer entender;
Basear seu trabalho em
diferentes tipos de linguagem como música, artes, expressões corporais, vídeos,
teatro, construção de maquetes e todas as ferramentas que possam alavancar o
processo de aprendizagem, registrando sempre os progressos do aluno;.
Na área afetiva, ajude o
aluno a se tornar independente e capaz de tomar iniciativas próprias ajudando-o
a atingir a autonomia e a tomar a iniciativa. Ele também devem aprender os
sentimentos dos outros e expressar os seus mantendo ele motivado mas cumprindo
com as suas obrigações a partir do momento em que respeita os limites e regras
estabelecidos;
Na área social, ajude-o a
efetivar a usa interação social através do exercício dos conceitos de
cooperação, respeito e solidariedade. Conduto, construa regras e promova
atividades compatíveis ao estágio de desenvolvimento dos alunos;
Na área psicomotora, promova
atividades que os ajude a coordenar os movimento motores grossos e finos;
Na área cognitiva, tenha um
ambiente rico em estímulos mas sem uma sobrecarga auditiva e visual.
Lei nacional de Inclusão Social
LDB - Lei nº 9.394 de 20 de
Dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional.
Art. 59. Os sistemas de
ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº
12.796, de 2013)
I - currículos, métodos,
técnicas, recursos educativos e organização específica, para atender às suas
necessidades;
II - terminalidade
específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a
conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração
para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III - professores com
especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento
especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a
integração desses educandos nas classes comuns;
IV - educação especial para
o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive
condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no
trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem
como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual
ou psicomotora;
V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
OBERVAÇÃO:
Vale salientar no que diz respeito a deficiência na lei, se refere a deficiência física e mental. Psicopedagogos devem orientar os pais, gestores e coordenadores em relação a adaptação do currículo, avaliação e terminalidade que deve ser diferenciada. .Essas crianças devem ser atendidas nas salas de recurso( A.E.E.) e Psicopedagogo caso a escola tenha esse profissional.
Principais alterações no diagnóstico da Deficiência intelectual segundo o DSM 5:
Avaliação
do funcionamento adaptativo em três domínios:
Conceituais,
sociais e práticos. Veja as informações abaixo e fique por dentro das características de cada nível.
Deficiência Intelectual
(Transtorno do Desenvolvimento Intelectual)
Critérios Diagnósticos Deficiência intelectual
(transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no
período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais
quanto adaptativos, nos domínios conceituai, social e prático. Os três
critérios a seguir devem ser preenchidos:
A. Déficits em funções intelectuais como
raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo,
aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela
avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e
individualizados.
B. Déficits em funções adaptativas que
resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais
em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio
continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais
atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente,
e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na
comunidade.
C. Início dos déficits intelectuais e
adaptativos durante o período do desenvolvimento. Nota: O termo diagnóstico
deficiência intelectual equivale ao diagnóstico da CID-11 de transtornos do
desenvolvimento intelectual. Embora o termo deficiência intelectual seja
utilizado em todo este Manual, ambos os termos são empregados no título para
esclarecer as relações com outros sistemas de classificação. Além disso, uma Lei Federal dos Estados
Unidos (Public Law 111-256, Rosa’s Law) substitui o termo retardo mental por
deficiência mental, e periódicos de pesquisa usam deficiência intelectual.
Assim, deficiência intelectual é o termo de uso comum por médicos, educadores e
outros, além de pelo público leigo e grupos de defesa dos direitos. Especificar
a gravidade atual (ver Tabela 1): 317 (F70) Leve 318.0 (F71) Moderada 318.1
(F72) Grave 318.2 (F73) Profunda Especificadores Os vários níveis de gravidade
são definidos com base no funcionamento adaptativo, e não em escores de QI, uma
vez que é o funcionamento adaptativo que determina o nível de apoio necessário.
Além disso, medidas de QI são menos válidas na extremidade mais inferior da
variação desse coeficiente.
Níveis de gravidade para
deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) Nível de gravidade Domínio conceitual, Domínio social, Domínio prático Leve Em
crianças pré-escolares, pode não haver diferenças conceituais óbvias. Para
crianças em idade escolar e adultos, existem dificuldades em aprender
habilidades acadêmicas que envolvam leitura, escrita, matemática, tempo ou
dinheiro, sendo necessário apoio em uma ou mais áreas para o alcance das
expectativas associadas à idade. Nos adultos, pensamento abstrato, função
executiva (i.e., planejamento, estabelecimento de estratégias, fixação de
prioridades e flexibilidade cognitiva) e memória de curto prazo, bem como uso
funcional de habilidades acadêmicas (p. ex., leitura, controle do dinheiro),
estão prejudicados. Há uma abordagem um tanto concreta a problemas e soluções
em comparação com indivíduos na mesma faixa etária. Comparado aos indivíduos na
mesma faixa etária com desenvolvimento típico, o indivíduo mostra-se imaturo
nas relações sociais. Por exemplo, pode haver dificuldade em perceber, com
precisão, pistas sociais dos pares. Comunicação, conversação e linguagem são
mais concretas e imaturas do que o esperado para a idade. Podem existir
dificuldades de regulação da emoção e do comportamento de uma forma adequada à
idade; tais dificuldades são percebidas pelos pares em situações sociais. Há
compreensão limitada do risco em situações sociais; o julgamento social é
imaturo para a idade, e a pessoa corre o risco de ser manipulada pelos outros
(credulidade). O indivíduo pode funcionar de acordo com a idade nos cuidados
pessoais. Precisa de algum apoio nas tarefas complexas da vida diária na
comparação com os pares. Na vida adulta, os apoios costumam envolver compras de
itens para a casa, transporte, organização do lar e dos cuidados com os filhos,
preparo de alimentos nutritivos, atividades bancárias e controle do dinheiro.
As habilidades recreativas assemelham-se às dos companheiros de faixa etária,
embora o juízo relativo ao bem-estar e à organização da recreação precise de
apoio. Na vida adulta, pode conseguir emprego em funções que não enfatizem
habilidades conceituais. Os indivíduos em geral necessitam de apoio para tomar
decisões de cuidados de saúde e decisões legais, bem como para aprender a
desempenhar uma profissão de forma competente. Apoio costuma ser necessário
para criar uma família. Transtornos do Neurodesenvolvimento.
Níveis de gravidade para
deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual)Nível de gravidade Domínio conceitual,
Domínio social, Domínio prático Moderada Durante todo o desenvolvimento, as
habilidades conceituais individuais ficam bastante atrás das dos companheiros.
Nos pré-escolares, a linguagem e as habilidades pré-acadêmicas desenvolvem-se
lentamente. Nas crianças em idade escolar, ocorre lento progresso na leitura, na
escrita, na matemática e na compreensão do tempo e do dinheiro ao longo dos
anos escolares, com limitações marcadas na comparação com os colegas. Nos
adultos, o desenvolvimento de habilidades acadêmicas costuma mostrar-sé em um
nível elementar, havendo necessidade de apoio para todo emprego de habilidades
acadêmicas no trabalho e na vida pessoal. Assistência contínua diária é
necessária para a realização de tarefas conceituais cotidianas, sendo que
outras pessoas podem assumir integralmente essas responsabilidades pelo
indivíduo. O indivíduo mostra diferenças marcadas em relação aos pares no
comportamento social e na comunicação durante o desenvolvimento. A linguagem
falada costuma ser um recurso primário para a comunicação social, embora com
muito menos complexidade que a dos companheiros. A capacidade de relacionamento
é evidente nos laços com família e amigos, e o indivíduo pode manter amizades
bem-sucedidas na vida e, por vezes, relacionamentos românticos na vida adulta.
Pode, entretanto, não perceber ou interpretar com exatidão as pistas sociais. O
julgamento social e a capacidade de tomar decisões são limitados, com
cuidadores tendo que auxiliar a pessoa nas decisões. Amizades com companheiros
com desenvolvimento normal costumam ficar afetadas pelas limitações de
comunicação e sociais. Há necessidade de apoio social e de comunicação
significativo para o sucesso nos locais de trabalho. O indivíduo é capaz de dar
conta das necessidades pessoais envolvendo alimentar-se, vestir-se, eliminações
e higiene como adulto, ainda que haja necessidade de período prolongado de
ensino e de tempo para que se tome independente nessas áreas, talvez com
necessidade de lembretes. Da mesma forma, participação em todas as tarefas
domésticas pode ser alcançada na vida adulta, ainda que seja necessário longo
período de aprendizagem, que um apoio continuado tenha que ocorrer para um
desempenho adulta Emprego independente em tarefas que necessitem de habilidades
conceituais e comunicacionais limitadas pode ser conseguido, embora com
necessidade de apoio considerável de colegas, supervisores e outras pessoas
para o manejo das expectativas sociais, complexidades de trabalho e
responsabilidades auxiliares, como horário, transportes, benefícios de saúde e
controle do dinheiro. Uma variedade de habilidades recreacio- nais pode ser
desenvolvida. Estas costumam demandar apoio e oportunidades de aprendizagem por
um longo período de tempo. Comportamento mal-adaptativo está presente em uma
minoria significativa, causando problemas sociais.
Níveis de gravidade para
deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) Nível de gravidade Domínio conceitual, Domínio
social , Domínio prático Grave Alcance limitado de habilidades conceituais.
Geralmente, o indivíduo tem pouca compreensão da linguagem escrita ou de
conceitos que envolvam números, quantidade, tempo e dinheiro. Os cuidadores
proporcionam grande apoio para a solução de problemas ao longo da vida. A
linguagem falada é bastante limitada em termos de vocabulário e gramática. A
fala pode ser composta de palavras ou expressões isoladas, com possível
suplementação por meios alternativos. A fala e a comunicação têm foco no aqui e
agora dos eventos diários. A linguagem é usada para comunicação social mais do
que para . explicações. Os indivíduos entendem discursos e comunicação gestual
simples. As relações com familiares e pessoas conhecidas constituem fonte de
prazer e ajuda. O indivíduo necessita de apoio para todas as atividades
cotidianas, inclusive refeições, vestir-se, banhar-se e eliminação. Precisa de
supervisão em todos os momentos. Não é capaz de tomar decisões responsáveis
quanto a seu bem-estar e dos demais. Na vida adulta, há necessidade de apoio e
assistência contínuos nas tarefas domésticas, recreativas e profissionais. A
aquisição de habilidades em todos os domínios envolve ensino prolongado e apoio
contínuo. Comportamento mal adaptativo, inclusive autolesão, está presente em
tuna minoria significativa. Profunda As habilidades conceituais costumam
envolver mais o mundo físico do que os processos simbólicos. A pessoa pode usar
objetos de maneira direcionada a metas para o autocuidado, o trabalho e a
recreação. Algumas habilidades viso espaciais, como combinar e classificar,
baseadas em características físicas, podem ser adquiridas. A ocorrência
concomitante de prejuízos motores e sensoriais, porém, pode impedir o uso
funcional dos objetos. O indivíduo apresenta compreensão muito limitada da
comunicação simbólica na fala ou nos gestos. Pode entender algumas instruções
ou gestos simples. Há ampla expressão dos próprios desejos e emoções pela comunicação
não verbal e não simbólica. A pessoa aprecia os relacionamentos com membros bem
conhecidos da família, cuidadores e outras pessoas conhecidas, além de iniciar
interações sociais e reagir a elas por meio de pistas gestuais e emocionais. A
ocorrência concomitante de prejuízos sensoriais e físicos pode impedir muitas
atividades sociais. O indivíduo depende de outros para todos os aspectos do
cuidado físico diário, saúde e segurança, ainda que possa conseguir participar
também de algumas dessas atividades. Aqueles sem prejuízos físicos graves podem
ajudar em algumas tarefas diárias de casa, como levar os pratos para a mesa.
Ações simples com objetos podem constituir a base para a participação em
algumas atividades profissionais com níveis elevados de apoio continuado.
Atividades recreativas podem envolver, por exemplo, apreciar ouvir música, assistir
a filmes, sair para passear ou participar de atividades aquáticas, tudo isso
com apoio de outras pessoas. A ocorrência concomitante de prejuízos físicos e
sensoriais é barreira frequente à participação (além da observação) em
atividades domésticas, recreativas e profissionais. Comportamento mal
adaptativo está presente em uma minoria significativa.
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