ASPERGER
Hans Asperger investigou 4 crianças com dificuldades para se integrar socialmente em grupos, denominando esta condição como “psicopatia autistica”, transtorno estável da personalidade marcado por isolamento social, porém:
Habilidades
intelectuais preservadas;
Sem
atraso na linguagem;
Pobreza
da comunicação não verbal;
Empatia
pobre com tendência a intelectualizar as emoções;
Fala
prolixa (que se expressa ou fala usando mais palavras que o necessário),
formal, com estilo pedante e vocabulário rico;
Discurso
em monólogo e por vezes incoerente;
Prosódia
pobre, entonação restrita, falta de fluência e modulação do volume;
Interesse
específico ocupando o foco da atenção;
Preferência
pela companhia de adultos e esquisitices
sociais;
Interesses
específicos ocupando o foco de atenção;
Preferência
pela companhia de adultos e esquisitices sociais.
CRIANÇAS AUTISTA vivem em seu próprio mundo.
OS ASPIES vivem no nosso mundo, mas do seu próprio jeito, desejando fazer parto do nosso meio social, mas não sabendo como agir diante das pessoas.
Crianças
com a Síndrome de Asperger podem ter inteligência normal.
Tipicamente
apresenta inteligência verbal maior que a não verbal (isto é, “falam” melhor do
que fazem).
As
habilidades verbais dessas crianças não apresentam os prejuízos encontrados nas
crianças autistas.
Frequentemente
apresentam profundas dificuldades sociais.
O
desenvolvimento inicial da criança parece normal.
No
decorrer dos anos seu discurso torna-se diferente, monótono, peculiar e há com
frequência a presença de preocupações obsessivas.
A interação dela com
outras crianças torna-se difícil:
É
pouco empática;
Apresenta
comportamento excêntrico;
Sua
vestimenta pode se apresentar estranhamente
alinhada;
A
dificuldade de socialização pode torná-la solitária;
São
inflexíveis;
Tem
dificuldade para lhe dar com mudanças
São
emocionalmente vulneráveis e estáveis
FREQUENTEMENTE
apresentam interessem peculiares:
-
Podem passar horas assentido um canal de TV ou estudar exaustivamente um assunto ou tema de sua preferência.
Ex:
dinossauros, avião, outros.
Rastreamento:
Essencialmente
clínico a partir dos três anos
Não
há exames que comprovem a síndrome
Critérios
de diagnóstico DSM 5
Outros.
Intervenção:
não existe cura conhecida;
Intervenção
multidisciplinar considerando-se os comprometimentos globais e de
comportamentos;
Quanto
mais precoce o tratamento melhor o prognóstico;
Tratamento
medicamentoso se necessário;
Não
existe cura conhecida;
Intervenção
multidisciplinar considerando-se os comprometimentos globais e de
comportamentos;
Quanto
mais precoce o tratamento melhor o prognóstico;
Tratamento
medicamentoso se necessário.
Diferenças
entre ASPERGER E AUTISTAS:
ASPERGER |
AUTISTAS |
Coeficiente
intelectual geralmente acima da média |
Coeficiente
intelectual geralmente abaixo da média |
Normalmente o
diagnóstico se estabelece após os três anos de idade |
Normalmente o
diagnóstico se estabelece antes os três anos de idade |
Aparecimento da
linguagem no tempo normal |
Atraso na linguagem |
Todos são verbais
|
Próximo de 25%não
são verbais |
Gramatica e
vocabulário na média ou acima da média esperada |
Gramatica e
vocabulário limitados |
Interesse nas
relações sociais. Desejam ter amigos e
se sentem frustrados por suas dificuldades sociais. |
Desinteresse geral nas relações sociais. Não desejam
fazer amigos. |
Assista o vídeo abaixo com as 10 razões para os adultos buscarem o diagnóstico de Asperger:
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