ASPERGER

 

ASPERGER

Hans Asperger investigou 4 crianças com dificuldades para se integrar socialmente em grupos, denominando esta condição como “psicopatia autistica”, transtorno estável da personalidade marcado por isolamento social, porém:

Habilidades intelectuais preservadas;

Sem atraso na linguagem;

Pobreza da comunicação não verbal;

Empatia pobre com tendência a intelectualizar as emoções;

Fala prolixa (que se expressa ou fala usando mais palavras que o necessário), formal, com estilo pedante e vocabulário rico;

Discurso em monólogo e por vezes incoerente;

Prosódia pobre, entonação restrita, falta de fluência e modulação do volume;

Interesse específico ocupando o foco da atenção;

Preferência pela companhia de  adultos e esquisitices sociais;

Interesses específicos ocupando o foco de atenção;

Preferência pela companhia de adultos e esquisitices sociais.

CRIANÇAS AUTISTA vivem em seu próprio mundo.

OS ASPIES vivem no nosso mundo, mas do seu próprio jeito, desejando fazer parto do nosso meio social, mas não sabendo como agir diante das pessoas.

Crianças com a Síndrome de Asperger podem ter inteligência normal.

Tipicamente apresenta inteligência verbal maior que a não verbal (isto é, “falam” melhor do que fazem).

As habilidades verbais dessas crianças não apresentam os prejuízos encontrados nas crianças autistas.

Frequentemente apresentam profundas dificuldades sociais.

O desenvolvimento inicial da criança parece normal.

No decorrer dos anos seu discurso torna-se diferente, monótono, peculiar e há com frequência a presença de preocupações obsessivas.

A interação dela com outras crianças torna-se difícil:

É pouco empática;

Apresenta comportamento excêntrico;

Sua vestimenta pode se apresentar estranhamente  alinhada;

A dificuldade de socialização pode torná-la solitária;

São inflexíveis;

Tem dificuldade para lhe dar com mudanças

São emocionalmente vulneráveis e estáveis

FREQUENTEMENTE apresentam interessem peculiares:

- Podem passar horas assentido um canal de TV ou estudar exaustivamente  um assunto ou tema de sua preferência.

Ex: dinossauros, avião, outros.

Rastreamento:

Essencialmente clínico a partir dos três anos

Não há exames que comprovem a síndrome

Critérios de diagnóstico DSM 5

Outros.

Intervenção:

não existe cura conhecida;

Intervenção multidisciplinar considerando-se os comprometimentos globais e de comportamentos;

Quanto mais precoce o tratamento melhor o prognóstico;

Tratamento medicamentoso se necessário;

Não existe cura conhecida;

Intervenção multidisciplinar considerando-se os comprometimentos globais e de comportamentos;

Quanto mais precoce o tratamento melhor o prognóstico;

Tratamento medicamentoso se necessário.

Diferenças entre ASPERGER E AUTISTAS:

ASPERGER

AUTISTAS

Coeficiente intelectual geralmente acima da média

Coeficiente intelectual geralmente abaixo da média

Normalmente o diagnóstico se estabelece após os três anos de idade

Normalmente o diagnóstico se estabelece antes os três anos de idade

Aparecimento da linguagem no tempo normal

Atraso na linguagem

Todos são verbais

 

Próximo de 25%não são verbais

Gramatica e vocabulário na média ou acima da média esperada

Gramatica e vocabulário limitados

Interesse nas relações sociais. Desejam  ter amigos e se sentem frustrados por suas dificuldades sociais.

Desinteresse  geral nas relações sociais. Não desejam fazer amigos.

 Assista o vídeo abaixo com as 10 razões para os adultos buscarem o diagnóstico de Asperger:


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